Home / Torno / Usinagem de precisão SP

Usinagem de precisão SP

Você já reparou como as peças e objetos feitos a partir do metal fazem parte da nossa rotina? Seja no carro, cadeira que sentamos para trabalhar e até mesmo no menor dos parafusos, a usinagem de precisão se fez presente.

O processo ou efeito de usinar é uma técnica bastante utilizada para que se consiga produzir a partir de uma matéria prima, no caso o metal, um produto específico, como, por exemplo, na fabricação de peças para automóveis.

Com o avanço da tecnologia, os serviços de usinagem se tornaram muito mais detalhados e precisos, sendo aplicados nos mais diversos segmentos da indústria, como a naval, aeroespacial, mineração e de eletrônica.

A aplicação do processo de usinagem de precisão

Após o seu surgimento, a usinagem de precisão se tornou uma grande aliada das indústrias para a produção de peças essenciais que fazem parte e contruibuem para o desenvolvimento dos processo produtivos

Antigamente, toda as atividades de criação, conserto e moldagem das peças metálicas eram feitas manualmente e com ferramentas precárias, o que resultados em peças mais grosseiras.

Contudo, os avanços tecnológicos permitiram se criar métodos muito mais rápidos, eficientes e com perfeição nos detalhe. As máquinas que realizam esse tipo de trabalho são todas computadorizadas numericamente e de alta precisão.

Os benefícios da atividade metalúrgica com precisão

Como o processo de usinagem de precisão é muito aplicado e comum em todo os mundo, já é de se imaginar que os materiais produzidos também contemplam os mais variados setores do mercado.

Com isso, se faz necessário que todos objetos e demais peças produzidas estejam de acordo com seu projeto inicial. Por isso, ao optar por usinar com altos índices de precisão, algumas vantagens são garantidas, como, por exemplo:

  • Trabalho refinado e altamente requisitado pela indústrias em geral;
  • Produção de peças fiéis aos seus projetos iniciais;
  • Peças mecânicas produzidas através de cortes precisos;
  • Maior aproveitamente, durabilidade e qualidade da peça;
  • Processo produtivo simples e dinâmico;
  • Excelente custo-benefício, com resultado de qualidade e baixo preço.

Os tipos de usinagem precisas mais comuns

Essa técnica é amplamente utilizada, pois é capaz de moldar os tipos mais diferentes de peças na indústria. Normalmente, a maior demanda desse setor surge de empresas que buscam por ferramentas ricas em detalhes.

Basicamente, existem alguns tipos de usinagem, cada um com propostas específicas em relação ao seu processo produtivo. Confira a seguir quais são:

–        Usinagem de precisão química: para realizar a gravura de metal na peça ou fazer o seu acabemento são aplicados processos químicos como a fotousinagem, que permite seu uso nos mais variados metais e ligas.

  • Usinagem de precisão convencional: nesse caso, o operador da máquina é o responsável pela supervisão e manejo, mesmo que o processo esteja sendo realizado por um computador, como o fresamento e furação.
  • Usinagem de precisão por eletroerosão: as descargas elétricas fazem o papel principal para moldar e peça, que podem ser por pentração ou a fio.
  • Usinagem de precisão a laser: consiste em uma modalidade de usinar menos comum, em que se utiliza a luz monocromática intensa, com altas densidades de energia, para fundir ou vaporizar a peça.
  • Usinagem de precisão por plasma: nessas condições é aplicado o gás ionizado para fazer cortes mais complexos e que precisam ser entregues o mais rápido possível.

Como se pode verificar, a usinagem de precisão apresenta diversas variações e está muito presente nas atividades industriais em todo o mundo, ressaltando a sua importância para o desenvolvimento dos setores do mercado.

Se você se interessou por essas dicas, não deixe de conferir o artigo sobre torneamento cnc, e encontre mais informações e serviços no site: http://braniva.com.br/

 

 

 

About Admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *