Home / Energia / Usinagem de moldes

Usinagem de moldes

A usinagem de moldes vem sendo conhecida por proporcionar uma grande vantagem no cenário da manufatura, principalmente devido a sua função ter uma enorme influência em diferenciados segmentos produtivos.

Normalmente necessita de uma grande modernização que se relaciona de forma direta com o avanço da tecnologia das máquinas-ferramenta usadas em no processo.

Com isso, inserir centros de usinagem que apresentam cinco eixos no processo de usinagem de moldes é extremamente importante quando comparado com a usinagem de três eixos, que já são amplamente usados nas indústrias nacionais.

Saiba mais sobre a usinagem de moldes

A utilização de cinco eixos na usinagem de moldes geralmente garante que o processo de fresamento aumente a taxa de retirada do material e ainda melhore toda a qualidade das peças que são usinadas.

Além disso, o processo  em cinco eixos garante uma melhor orientação de todas as ferramentas, garantindo diversos benefícios em relação aos processos convencionais

Com isso, conheça abaixo as principais vantagens do uso nos dias atuais da usinagem de moldes nas indústrias:

  • Normalmente, no processo de usinagem convencional de peças é possível garantir peças que apresentam diversas faces, as quais muitas vezes torna-se necessário alguns posicionamentos e fixações da peça na mesa da máquina para usinagem, ocasionando em problemas.
  • Assim, a usinagem de moldes garante menores erros geométricos dos produtos finais, especialmente devido ao reposicionamento das outras faces que serão usinadas.
  • Além disso, a grande vantagem da usinagem de moldes é o fato da acessibilidade de ferramentas em certos ângulos negativos e faces das peças, em que as máquinas convencionais de fresamento não são capazes de ter acesso.
  • Dessa forma, a usinagem de moldes é capaz de usinar peças com somente uma fixação, reduzindo os custos e também o tempo de usinagem, além de tornar possível o uso de ferramentas mais curtas que garantem mais rigidez no processo e melhor acabamento.

Por que utilizar a usinagem de moldes

Para quem ainda não sabe, a usinagem de moldes é extremamente qualificada e especializada, em que são usadas diversas técnicas que incluem a:

  • Remoção de material;
  • Metalurgia;
  • Polímeros;
  • Fluxo plástico;
  • Usinagem de descarga elétrica;
  • Tecnologia de corte a fio, entre outras técnicas.

Assim, a usinagem de moldes pode produzir com enorme variedade de ferramentas de corte, as quais são sempre selecionadas e otimizadas conforme cada processo de fabricação, conforme as especificações da etapa do processo.

Além disso, a usinagem de moldes leva sempre em consideração a geometria das peças e a integridade da superfície, onde o material da peça e as suas propriedades são trabalhados de acordo com as especificações da máquina-ferramenta.

A usinagem de moldes busca então sempre por uma constante e maior produtividade, além de rápida remoção do material e processos de baixo custo que são combinados com um alto desempenho.

Outro grande motivo em investir na usinagem de moldes é o fato de se pensar sempre na otimização e eficiência do processo, onde atualmente são usadas novas tecnologias, estratégias e ferramentas que são aplicadas no processo.

Com isso, pode-se concluir que a usinagem de moldes é um grande desenvolvimento para os diversos segmentos de indústrias, onde você pode contar com uma empresa, como a BRANIVA, para a utilização de uma maior produtividade e melhor desempenho dos moldes. Confira o site: http://braniva.com.br/

Se você gostou de saber como funciona e as vantagens da usinagem de moldes, continue nos acompanhando e saiba tudo sobre o que é usinagem cnc, e quais os benefícios que esse processo pode garantir para a sua indústria.

 

 

About Admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *