Home / Mineração / O que é uma ferramentaria

O que é uma ferramentaria

A ferramentaria é uma das vertentes metalúrgicas que utiliza serviços de precisão para confeccionar algumas das mais importantes peças para variadas finalidades.

O forte dessa atividade é a criação de ferramentas que podem servir tanto para a produção de novas máquinas quanto para manutenções. O ferramenteiro, portanto, precisa saber exatamente qual é a finalidade do projeto para fabricar corretamente.

Essa vertente possui diferentes segmentos, como corte e repuxo ou moldes plásticos. Também é função do ferramenteiro produzir peças de corte e dobras além de outros tantos materiais a base de metal.

Continue lendo esse artigo para entender o que exatamente a ferramentaria, e como ela é importante no universo metalúrgico, além de compreender porque esse é um profissional que necessita de grande preparo.

Entenda a importância da ferramentaria e do bom preparo do profissional 

Como já citamos, a pessoa que realiza essa função dentro de uma empresa é o ferramenteiro. Ele é considerado um dos profissionais mais completos da metalurgia.

Para ocupar esse cargo, é necessário ter formação em curso superior de Tecnólogo de Fabricação Mecânica para Ferramentaria. Esse profissional acaba desenvolvimento conhecimento em todas as áreas metalúrgicas, desde usinagem até a mais complexa maquinaria.

Ele também será responsável por operar variados equipamentos, tais como:

  • Tornos;
  • Fresadoras;
  • Centros de Usinagem CNC;
  • Mandriladoras
  • Retíficas, etc.

Por isso a escolha da empresa que vai realizar tal serviço deve ser feita com muita cautela. É importante saber se a empresa é uma referência no ramo, se possui anos de atuação e quais são os clientes que atende.

Aumento da tecnologia e procura por novos produtos faz da ferramentaria cada vez mais necessária

Cada vez mais as pessoas buscam por produtos novos e de tecnologia mais avançada. Seja para a fabricação de um liquidificador ou de um automóvel, a ferramentaria faz parte de todos os processos.

Em alguns casos, as empresas optam por criar o seu próprio setor, dentro da sede, para conseguir adaptar as ferramentas para diferentes usos conforme necessário, o que gera certa economia.

Mas quem não tem espaço ou não tem condições de manter um setor de ferramentaria, contratar serviços terceirizados é a melhor solução – e ainda a mais utilizada.

Existem algumas especialidades dentro dessa função que são voltadas para fabricações específicas. Á ferramenteiros que trabalham especificamente para peças que vão moldar vidro, metal, plástico etc.

A atividade do Ferramenteiro de corte e repuxo é produzir peças para usinagem que trabalham principalmente peças de metal em seu estado bruto, como é o caso das placas de metal.

Já o Ferramenteiro de moldes plásticos fabrica bicos para máquinas de injeção, por exemplo, responsáveis por moldar peças de plásticos como vasilhames e potes.

Profissionais de alta técnica e muita precisão são essenciais para essa fabricação

A ferramentaria é um processo que exige muita técnica e cuidado. É fundamental que o profissional esteja preparado e saiba desenvolver perfeitamente a função.

Na Braniva Indústrias Mecânicas você encontra tudo o que precisa. A empresa é renomada e possui mais de 30 anos de experiência no mercado oferecendo peças para empresas dos mais variados segmentos, como indústrias petrolíferas, químicas, siderúrgica, petroquímicas, siderúrgica, papel e celulose etc.

A ferramentaria é fundamental para o funcionamento da indústria, e muitas empresas dependem da altíssima qualidade desse setor para continuarem atuando com qualidade.

Para entender a sua relevância, é só considerar que para qualquer coisa que se fabrique – eletrodomésticos, artigos em vidro, plástico, metal etc. – existe a necessidade de usar peças e ferramentas específicas, que são justamente fabricadas nesse processo.

Agora que você já sabe tudo sobre ferramentaria, e entendeu a importância do profissional ferramenteiro, descubra Como funciona a eletroerosão em nosso artigo especial a respeito desse outro tema crucial.

 

 

 

 

About Admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *