Home / Exercícios / Natação Paraolímpica   

Natação Paraolímpica   

Os Jogos Paraolímpicos, são um evento esportivo que ocorre logo após os Jogos Olímpicos e que envolve uma série de modalidades, incluindo a natação paraolímpica.

Há muitas disciplinas dentro da natação paraolímpica, com intervalos e comprimento de corrida variados e diferentes estilos de nado.

É importante notar que cada competidor é colocado em uma corrida contra atletas com deficiência semelhante, para evitar situações em que a deficiência de um participante possa impedir sua capacidade de vencer a corrida.

 

Natação paraolímpica – como funciona

A natação paraolímpica é governada pelo Comitê Paralímpico Internacional. Tanto homens quanto mulheres competem podem competir, entretanto, apenas contra adversários de seu próprio gênero.

A natação faz parte do programa Paralímpico desde os Jogos Olímpicos de Verão de 1960, em Roma, Itália e a competição ocorre em uma piscina olímpica padrão.

As Regras para o esporte são adaptadas daquelas estabelecidas pela Federação Internacional de Natação (FINA).

Classificação

Para garantir que a competição seja justa e igual, todos os esportes Paraolímpicos têm um sistema que garante que a vitória seja determinada pela habilidade, aptidão, força, resistência, habilidade tática e foco mental.

Esse processo é chamado de classificação e tem como objetivo minimizar o impacto do comprometimento na natação paraolímpica. Ter uma deficiência, portanto, não é suficiente.

O impacto dessa deficiência no esporte deve ser provado. Os atletas são agrupados pelo grau de limitação de atividades resultante de uma deficiência.

Esses grupos são chamados de “classes esportivas”. O processo de classificação determina quais atletas são elegíveis para competir e como os atletas são agrupados para competição.

De maneira simplificada, os nadadores com deficiências físicas são alocados em uma categoria entre 1 e 10, com 1 correspondente aos tipos mais graves de incapacidade.

As deficiências físicas de nadadores paralímpicos incluem perda de membros únicos ou múltiplos (através de defeitos congênitos e / ou amputação) e paralisia cerebral.

Abrange ainda lesões na medula espinhal (levando à paralisia ou incapacidade na coordenação de membros), nanismo e deficiências que prejudicam o uso de articulações.

Natação paraolímpica para deficientes visuais

Os nadadores cegos e deficientes visuais competem em categorias separadas, sendo alocados nas categorias 11, 12 ou 13.

A categoria 11 corresponde a nadadores totalmente cegos, enquanto os competidores da categoria 12 e 13 têm deficiência visual grave, mas não total.

Os nadadores da categoria 11 competem com óculos de proteção enegrecidos para garantir que os competidores estejam em um nível uniforme.  Nadadores com deficiência mental competem na categoria 14.

Os números são combinados com um prefixo de letra, dependendo do tipo de evento.  Um prefixo “S” corresponde ao nado livre, nado costas e borboleta, enquanto “SB” corresponde ao nado peito e “SM” ao medley.

Para corridas de revezamento, os atletas de diferentes classificações competem juntos, mas a soma de suas classificações individuais não deve exceder um determinado total de pontos.

As diferenças significativas entre natação paraolímpica para deficientes visuais e fisicos incluem a posição inicial e adaptações permitidas para nadadores com deficiência visual.

Os competidores podem começar posicionando-se em uma plataforma e mergulhando na piscina, sentados na plataforma ou podem começar a corrida diretamente na água.

Em eventos para cegos e deficientes visuais, pessoas chamadas “seringueiros” podem ficar de pé no final da piscina e usar um mastro para encostar nos nadadores quando se aproximarem da parede, indicando quando o nadador deve virar ou terminar a corrida.

Importante ressaltar que nenhuma prótese ou dispositivos auxiliares podem ser usados durante a competição de natação paraolímpica.

A próxima edição da natação paraolímpica será em 2020 e ocorrerá em Tóquio, no Japão. Não deixe de acompanhar e torcer pelo Brasil!

Sobre rafael

Veja Também

Ginástica de duas pessoas – É possível?

Na hora de buscar uma prática de ginástica de condicionamento físico, muitas pessoas se perguntam …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *