Home / Natação para bebes / Natação Para Bebês E Seus Benefícios

Natação Para Bebês E Seus Benefícios

Muitos pais têm dúvidas sobre a natação para bebês e seus benefícios, muitos se interessam pela natação ainda na infância pois além de auxiliar no desenvolvimento do bebê, ensina-o técnicas para não se afogar.

Outra dúvida comum em relação a natação para bebês e seus benefícios é sobre quando é o momento ideal para ensinar seu filho a nadar, porém não existe um consenso sobre a idade ideal para começar a natação.

Porém, sabe-se que os exercícios na piscina para crianças podem trazer diversos benefícios, como um melhor condicionamento físico, coordenação motora, auxílio na atividade respiratória do bebê, entre outros.

Um pouco mais sobre a natação para bebês e seus benefícios

  • Familiarização do bebê com a água

Uma boa vantagem da natação para os bebês é a adaptação da criança ao ambiente aquático, isso permite que o bebê crie respostas sensoriais, evitando afogamentos no decorrer da vida.

  • Aumenta os laços entre os pais e o bebê

Entre as características da natação para bebês e seus benefícios está a maior interação da criança com os seus pais, pois por ser uma atividade feita em conjunto, o bebê se aproxima mais dos seus pais.

O recomendável é procurar uma escola de natação especializada que permite que os pais entrem na água com seus filhos, assim o bebê irá sentir-se mais seguro, reforçando ainda mais o laço entre pais e filhos.

  • Melhora as condições respiratórias

Outro ponto interessante da natação para bebês e seus benefícios é a melhoria das condições respiratórias do bebê, por ser uma atividade aquática, a natação fortalece a musculatura torácica do bebê.

Dessa forma, a atividade garante benefícios e melhorias na respiração da criança. Por isso é uma atividade muito recomendada para aqueles bebês que possuem algum tipo de dificuldade ou problema respiratório.

  • Estimula o desenvolvimento motor do bebê

Durante a natação, o bebê tem suas atividades motoras intensificas ao movimentar o corpo dentro da água. Esse movimento é responsável pelo estímulo para um melhor desenvolvimento motor da criança.

Portanto essas são algumas informações sobre a natação para bebês e seus benefícios, além das vantagens que foram citadas, a natação, de maneira geral pode ser uma excelente alternativa de atividade física para o seu bebê.

Dicas para que a natação para bebês e seus benefícios seja garantida

É importante ressaltar algumas dicas para que a natação para bebês seja aproveitada da melhor forma possível.

  • Brinque com seu filho durante o banho

Ao brincar com a criança no banho ela irá criar uma simpatia maior com o ambiente aquático, isso ajudará ela se soltar e desenvolver na natação.

  • Saiba que existe a hora certa para os mergulhos

O mergulho do bebê sempre deixa os pais um pouco apreensivos, mas o ideal é que os mergulhos comecem aproximadamente depois de um mês de aula, e poucas vezes durante as aulas.

  • Dê preferências para piscinas mais vazias

As piscinas vazias deixarão você e o seu filho mais à vontade, além de garantir um maior espaço para movimentação do corpo e consequentemente um maior aprendizado.

As aulas de natação para bebês

As aulas de natação para os bebês devem ser acompanhadas pelos pais e orientada por um profissional, é importante que a temperatura da água esteja entre 32 a 37 °C.

Dessa forma, a entrada da criança na água dever ser feita de maneira lenta, para não assustá-la. Durante o mergulho do bebê, faça isso lentamente sem força-lo para debaixo d’água.

Com o tempo o bebê irá nadar sozinho debaixo d’água, em sua direção, e assim começará aproveitar das vantagens oferecidas pela natação, por isso atente-se a prática da natação para bebês e seus benefícios e divirta-se.

Sobre rafael

Veja Também

Aula de spinning na academia

As buscas por atividades em academias vem aumentando muito atualmente, por ser um ambiente seguro …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *