Home / Natação para bebes / Natação Infantil História – Confira A História Do Esporte!

Natação Infantil História – Confira A História Do Esporte!

Você quer saber mais sobre natação infantil história e quais são os benefícios que esse esporte pode trazer para uma criança? Confira aqui.

A natação permeia entre os povos desde muitos anos atrás, porém o desenvolvimento para da natação infantil história é algo que vem se tornando mais popular de anos atrás.

Acredita-se que a natação surgiu juntamente com a humanidade, pois certamente os povos primitivos nadavam para deslocar na água, para caçar ou fugir de alguma ameaça.

Na Grécia antiga, por exemplo a natação era exigida entre os soldados, pois fazia parte dos requisitos mínimos de um bom condicionamento físico. Assim como em outras regiões, a natação sempre esteve presente.

Um pouco mais sobre a natação infantil história

Como vimos a natação faz parte da vida do ser humano há muitos anos, porém não se tem informações exatas sobre a natação infantil história. Porém, sabe-se que a aula de natação para bebês está sendo desenvolvida nos dias atuais.

De maneira geral, a natação surgiu através de uma necessidade dos povos antigos que habitavam regiões com mares e lagos. Os registros mais antigos da natação são datados a 7 mil anos atrás pelas pinturas rupestres.

Já a natação infantil história iniciou-se depois de descoberto os benefícios gerais da natação e também de estudos científicos que os bebês teriam a capacidade de nadar.

Com isso, a natação infantil história foi se desenvolvendo e aprimorando. E hoje, tem-se centros especializados na natação para crianças que ajudam no desenvolvimento motor e respiratório dos bebês.

Benefícios da natação infantil história

Como discutimos, a natação infantil história vem se desenvolvendo aceleradamente nos últimos anos e com isso foram-se descobrindo alguns benéficos que essa prática traz quando realizada durante a infância.

  • Melhora da capacidade respiratória

Um dos principais benefícios de da natação infantil é a melhora na capacidade respiratória, principalmente para crianças que possuem problemas de respiração, como asma e bronquite.

A melhora na respiração ocorre quando a criança nada, pois durante o movimento na água os gestos precisam estar alinhados a respiração, além disso o movimento dos braços fortalece a caixa torácica, favorecendo a respiração.

Outro ponto significativo nessa questão é que a densidade da água é muito maior que a do ar, isso exige mais da musculatura do bebê que está envolvida com a respiração.

Com isso, órgãos como o pulmão se desenvolvam de melhor forma, devido a dilatação dos brônquios quando pratica-se a natação, e assim ocorre o aumento da capacidade respiratória dos bebês.

  • Desenvolvimento da coordenação motora

Outro aspecto beneficiário na natação infantil é o desenvolvimento da coordenação motora, pois no ambiente aquáticos os bebês realizam movimentos tridimensionais, onde eles não sentem o peso da gravidade.

Dessa forma, a possibilidade de movimentação e exploração é muito maior, pois eles não correm o risco de se machucarem, devido ao amortecimento da água.

É importante desenvolver os movimentos nessa fase, pois a criança está aprendendo os gestos motores, e quando elas movimentam-se na água elas desenvolvem o equilíbrio e a coordenação.

  • Aumento da resistência física

Outra vantagem da natação é o aumento da resistência física, pois o treinamento regular pode auxiliar no equilíbrio e no metabolismo da criança, dessa forma, ela tende-se a desenvolver com uma melhor resistência física.

Natação para crianças

Existem muitas indagações sobre qual a idade ideal para a criança começar a nadar, no entanto não existem dados comprovando a melhor idade, contudo sabemos que esse esporte traz muitos benefícios.

A única condição que é importante conferir antes de iniciar as aulas de natação com o bebê é que ele deve estar devidamente vacinado, assim ele está protegido contra possíveis perigos.

Portanto, tem-se que a natação infantil história está em constante desenvolvimento e descobertas, a cada dia as técnicas vão se aprimorando e deixando esse esporte ainda mais especial.

Sobre rafael

Veja Também

Natação para bebês

É sabido que o movimento é crucial para o desenvolvimento de bebês, de modo que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *