Home / Exercícios / Confira a ginástica aeróbica esportiva

Confira a ginástica aeróbica esportiva

A ginástica aeróbica esportiva ou também chamada de GAE, é um esporte onde os atletas necessitam executarem uma rotina de técnicas com o acompanhamento de músicas que duram cerca de 1 a 2 minutos e dentro de um espaço que é delimitado.

Dessa forma, a série de atividades devem ter movimentos ou técnicas que procuram abranger diversas capacidades físicas, como a força, flexibilidade, coordenação e resistência envolvendo o dinamismo e a expressão de acordo com a técnica de execução específica da modalidade.

Assim, padrões de movimentos aeróbicos são conhecidos como uma combinação de forma simultânea de passos básicos, além de movimentos de braços executados de maneira consecutiva e sempre respeitando as características da música para poder criar-se uma sequência de dinâmicas.

Conheça mais sobre a ginástica aeróbica esportiva

Para que você saiba mais sobre a ginastica aeróbica esportiva, a coreografia deve sempre procurar demonstrar movimentos que sejam contínuos, força, agilidade, flexibilidade e equilíbrio, além ainda de se usar os sete passos básicos e elementos que sejam de dificuldade com um alto nível de perfeição.

Sendo assim, o ginasta deve-se apresentar de uma maneira mais cativante e alegre, mas, com uma neutralidade e sem expressões faciais exageradas, sendo que a GAE é o único esporte que foi criado com a intenção de manter o corpo em forma.

Além disso, a ginástica aeróbica esportiva é ainda um esporte em que o atleta que sobe no palco deve possuir carisma de um ator e as habilidades físicas de um ginasta, sendo um legítimo esporte-show.

Vale ressaltar ainda que ginastas podem se apresentar de forma individual, podendo serem homens ou mulheres, duplas mistas, trios ou grupos. Já em relação aos benefícios da ginástica aeróbica esportiva, esses são:

  • Iniciação esportiva realizada em qualquer idade, até mesmo por adultos.
  • Desenvolvimento das habilidades de força, flexibilidade, coordenação motora, velocidade, ritmo, musicalidade e agilidade.
  • Desenvolvimento de arte e desinibição.
  • Evolução de maneira rápida dentro do esporte, em que depende de forma única do comprometimento do aluno com a atividade.

No caso da apresentação, essa procura englobar duas partes importantes, a parte aeróbica, a qual é a coreográfica, e a parte de elementos de dificuldade, os quais são provenientes dos seguintes elementos:

  • Força elástica;
  • Força dinâmica;
  • Flexibilidade;
  • E, saltos.

Origem da ginástica aeróbica esportiva

A ginástica aeróbica esportiva começou a ser estudada na década de 60 e 70 pelo conhecido Dr. Keneth Cooper, o qual procurou promover a sua eficiência para o emagrecimento e também a melhoria quanto as condições cardiovasculares dos indivíduos.

Dessa forma, ele se baseia em determinados conhecimentos que se desenvolveram nos Estados Unidos, onde certos métodos de treinamentos usavam música, passos de dança e exercícios de calistenia, como a aerobic dance.

Com isso, ao ser trazida para o Brasil no começo da década de 80, sendo chamada de ginástica aeróbica, tal atividade foi logo difundida nas academias em todo o país, em que nessa época já se criavam as primeiras competições e organizações internacionais que as regulamentavam.

Dessa forma, diversos atletas brasileiros que tinham muito talento, já destacavam com a ginástica aeróbica esportiva nas academias.

Atualmente, a ginástica aeróbica esportiva já é estabelecida como sendo uma modalidade esportiva da família da ginástica, sendo difundida em nível mundial e competida por inúmeros países depois das inúmeras transformações que acabaram resultados na sua evolução.

Portanto, a ginástica aeróbica esportiva é uma modalidade esportiva que possui uma história recente, porém, que tem o Brasil sendo uma das maiores potências mundiais, onde desde 1996 tal projeto foi criado e já é oferecido de forma gratuita para comunidade interna e externa de universidades, crianças, adolescentes e adultos.

Sobre rafael

Veja Também

Tudo sobre taekwondo principais regras

Tudo sobre taekwondo principais regras

Normalmente, buscar o conhecimento de tudo sobre o taekwondo principais regras, é um dos passos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *