Home / Exercícios / Confira a ginástica aeróbica de competição

Confira a ginástica aeróbica de competição

A ginástica aeróbica de competição é conhecida como sendo uma modalidade que se executam padrões de movimentos aeróbicos mais complexos, de maneira continuada e de alta intensidade, sendo originada de uma dança aeróbica tradicional, usando a estrutura e o estilo da música.

Sendo assim, certos padrões de movimentos aeróbicos podem ser uma combinação de passos mais básicos com movimentos de braços muito bem executados de maneira consecutiva, respeitando as características da música para se criarem sequências dinâmicas, rítmicas e contínuas.

Com isso, a rotina deve buscar demonstrar movimentos que sejam de flexibilidade, força, agilidade e equilíbrio, além ainda de usar alguns passos básicos e de dificuldades com um alto nível de perfeição.

Entenda mais sobre a ginástica aeróbica de competição

A ginástica aeróbica de competição foi estudada desde as décadas de 60 e 70 para que se comprovasse a sua eficiente no emagrecimento e na melhoria das condições cardiovasculares das pessoas, em que baseados nesse conhecimento, se desenvolveram nos EUA métodos de treinamentos.

Assim, ao ser trazida para o Brasil no começo da década de 80, essa atividade já começou a ser rapidamente difundida por muitas academias do país, em que nessa época já eram criadas as primeiras competições e organizações internacionais.

Com isso, inúmeros atletas brasileiros talentosos começaram a se destacarem com o começo da ginástica aeróbica de competição, o que fez com que a Federação Internacional de Ginástica incluísse essa modalidade no programa de modalidades esportivas em 1995, o que surgia a chance de um futuro olímpico.

Atualmente a ginástica aeróbica de competição já é estabelecida como uma modalidade esportiva se encontrando definida a nível mundial com muitos países competindo internacionalmente depois de diversas mudanças que resultaram na sua evolução.

Saiba como são os exercícios da ginástica aeróbica de competição

Normalmente, a ginástica aeróbica de competição é composta por sete passos básicos, além de quatro elementos de dificuldade, elevações de transições e ligações entre os movimentos, onde a duração da coreografia total é de 1 a 2 minutos.

Assim, sobre os sete passos básicos da ginástica aeróbica de competição, se encontram a marcha, corrida, chutes leves, chutes altos, polichinelo, elevações de joelho e lunge a fundo.

Já em relação aos quatro grupos de elementos de dificuldade, esses são a força dinâmica, como as flexões de braços, a força estática, como as pranchas, os saltos, como o afastado, grupado, tesoura e cortado, e por fim, a flexibilidade e equilíbrio, como os giros e pegadas.

Quanto a arbitragem, os critérios usados para a ginástica aeróbica de competição são:

  • Qualidade artística

Nesse caso é avaliado a composição da coreografia, o equilíbrio, a variedade, colocação no espaço e a integração dos movimentos com a música, bem como a adequação da coreografia do competidor e a sua capacidade de apresentar de maneira original e com uma energia mais natural.

  • Execução

Sobre a execução, ela procura avaliar a perfeição de todos os movimentos da coreografia, onde se existem deduções quando ocorre desvios ou erros cometidos.

  • Dificuldade

Por fim, a dificuldade procura avaliar a validade dos elementos de força dinâmica, elástica, saltos, flexibilidade e equilíbrios que são apresentados pelo ginasta de acordo com os valores e os requerimentos mínimos que são citados no código de pontuação.

Portanto, na ginástica aeróbica de competição, o árbitro chefe da competição é capaz de controlar o trabalho dos demais e os movimentos proibidos, sendo que a pontuação final é a soma das notas da qualidade artística, execução e dificuldade menos as deduções que são eventualmente ocorridas

Sobre rafael

Veja Também

Tudo sobre taekwondo principais regras

Tudo sobre taekwondo principais regras

Normalmente, buscar o conhecimento de tudo sobre o taekwondo principais regras, é um dos passos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *